segunda-feira, 20 de maio de 2013

Série Concertos Internacionais do Theatro Pedro II traz Richard Young (viola), sábado (25), às 21h


A viola do norte-americano Richard Young vai encantar o Theatro Pedro II neste sábado (25), às 21h. Sob a batuta do maestro Alex Klein, o solista vai apresentar obras de Leonard Bernstein, Edino Krieger, Liduino Pitombeira e Johannes Brahms. O evento faz parte da série Concertos Internacionais. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Richard Young é um prodígio. Aos 13 anos de idade, apresentou-se para a Rainha Elisabeth, da Bélgica, no Palácio Real em Bruxelas. Desde então, tem sido solista com inúmeras orquestras nas Américas, Europa, África e Austrália. Foi professor na Northern Illinois University, North Park University e Wichita State University.



Realizou masterclasses no Conservatório de Paris, na Academia Internacional de Música de Câmara da Baixa Saxônia, no Femusc (Santa Catarina), entre muitos outros locais. É autor do livro “Echoes from Calvary”: Meditations on Franz Joseph Haydn’s The Seven Last Words of Christ”, publicado pela Rowman & Littlefield.

Doutor honorário pela Dominican University, Young é membro do Royal Northern College of Music em Manchester, na Inglaterra. O músico venceu a Rockefeller Foundation American Music Competition, além de receber três indicações ao Prêmio Grammy.

Lançou CDs pelas gravadoras Teldec, Naxos e Orion, além de ter sido produtor do CD do Quarteto Vermeer sob o título “The Seven Last Words of Christ”. Com Alex Klein e Ricardo Castro gravou peças para viola, oboé e piano de Loeffler, Klughardt, Hindemith, White e Yano. (com informações da Oferenda Musical)

O Maestro - Alex Klein é um dos mais renomados músicos eruditos do País. Diretor artístico do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) e do MIMU – Movimento Internacional de Música de Uberlândia. É também maestro principal do Sunflower Music festival (EUA) e do Festival de Musique de Saint Barthélemy (Antilhas Francesas).

Klein se apresenta regularmente como maestro convidado e solista em grandes orquestras ao redor do mundo. O músico venceu o prêmio Grammy em 2002 como Melhor Solista Instrumental com Orquestra por sua gravação do Concerto para Oboé de Richard Strauss, com a Orquestra Sinfônica de Chicago, sob a direção de Daniel Barenboim.

Também recebeu o 1° Prêmio no Concurso Internacional de Genebra, um dos mais prestigiados do mundo. Além destes prêmios, Klein venceu o Concurso Internacional de Tókio, o Concurso Internacional Fernand Gillet (EUA) e o Concurso Internacional de Oboé de Nova York, realizado no Carnegie Hall.

Sua discografia inclui os concertos para oboé de Vivaldi e obras de Schubert, Hummel, Telemann, Bach, Albinoni, Britten, Martinu, Strauss, Bliss, entre outros. Ativo também no circuito de masterclasses internacionais, participa na Juilliard School of Music em Nova York, nos Conservatórios Nacionais de Paris e Lyon (França), no Conservatório Central de Música de Pekim (China), no Conservatório de Genebra (Suíça) e no Conservatório Tchaikovsky de Moscou (Rússia).

Programa


1ª parte

Liduino Pitombeira
Leonard Bernstein (1918-1990), Candide (abertura)

Edino Krieger (1928), Brasiliana (para viola e orquestra de cordas)

Liduino Pitombeira (1962), Concerto para viola e orquestra







2ª parte

Johannes Brahms (1833-1897), Sinfonia nº 2 em ré maior (op.73)
1. Allegro non troppo
2. Adagio non troppo
3. Allegreto grazioso
4. Allegro com spirito

Nenhum comentário:

Postar um comentário