sexta-feira, 3 de junho de 2011

Show Curuminzada é destaque cultural infantil da 11ª Feira do Livro de Ribeirão, domingo (5), às 10h

Os artistas Márcio Coelho e Ana Favaretto levam o espetáculo infantil Curuminzada à esplanada do Theatro Pedro II, neste domingo (5), a partir das 10h. A apresentação é um dos destaques culturais direcionados às crianças, no último dia da 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

O cancionista Márcio Coelho é doutor em Linguística pela FFLCH-USP-SP. Curuminzada é seu quarto disco, o segundo infantil. O show, que estreou em Montevidéu, no Uruguai, em outubro de 2005, durante o 7º Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, prima pela qualidade musical e respeito à capacidade de entendimento da criança.

Com letras inteligentes aplicadas a vários gêneros musicais, como samba, xote, baião, reaggae, rock e blues, o espetáculo é interativo, divertido e faz uso de bonecos e adereços criados pela cantora e artista plástica Ana Favaretto, que também assina o cenário.

Deva Mille leva o show Percutindo e Ouvivendo à 11ª Feira do Livro, sábado (4), a partir das 20h

Das atrações musicais da 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, certamente a que melhor representa o município é o show Percutindo e Ouvivendo, do percussionista Deva Mille. A representatividade está no fato de que, fora do palco, o músico realiza um dos projetos sociais mais importantes da cidade, o Toque de Lata.

O espetáculo, que sintetiza as experiências musicais de vida do artista, será neste sábado (4), a partir das 20h, no palco principal da Feira. Deva será acompanhado pelas filhas, Andréa, Deniz Mariana e Ariane Yara. O time ganha reforço do multi instrumentista Armando Bugalho, para sintetizar as obras que estão no CD Percutindo e Ouvivendo.

Deva Mille coordena o Toque de Lata desde 1996, após amadurecer o projeto Pé de Moleque, iniciativa que atendeu cerca de 80 adolescentes da periferia de Ribeirão, através de oficinas de musicalização e sensibilização artística. Hoje, centenas de jovens matriculados nos Núcleos de Assistência à Criança e ao Adolescente são beneficiados.


Crianças e jovens em situação social de risco aprendem valores fundamentais da vida através da música. Os instrumentos utilizados são confeccionados a partir de sucata pelos próprios participantes.
Fotos: Ale Carolo
Como diz o professor André Bordoni: "Deva é um desses raros seres humanos que, dotado de um talento ímpar, conseguiu aliar a isso uma preocupação social extraordinária e uma espiritualidade autêntica, vivendo uma existência de desprendimento, doação ao próximo e extrema competência profissional, o que lhe garante, sem sombra de dúvida, papel de destaque na história da cultura e do humanismo em Ribeirão Preto".

Para o músico e professor universitário Nando Araújo, não há dúvida: "Este show é de fato fundamental, um dos poucos, para um evento que se propõe educacional e levar novos pensamentos e comportamentos à população. Parabéns Deva e Família". Nando participou da gravação do CD Percutindo e Ouvivendo, como violonista e guitarrista, ao lado de pelo menos 30 artistas, entre instrumentistas e cantores.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Luciano Duarte homenageia Tom e Vinicius, hoje (2), às 18h30, na Arena da 11ª Feira do Livro

O guitarrista Luciano Duarte presta homeagem a Tom Jobim e Vinicius de Moraes, hoje (2), das 18h30 às 19h30, na Arena Cultural da 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A apresentação gratuita, que integra a programação do projeto Palavra Cantada, será comentada por Ademir Aquino e Carlos Eduardo Monteiro.

Luciano Duarte nasceu em Cravinhos, em 1975. É bacharel em Música Popular pela Unicamp. Também toca violão, viola caipira (10 cordas), baixo elétrico e canta. Trabalhou com música na Europa por três anos, principalmente em Portugal e Açores, além de Itália e Espanha.

As principais influências de Luciano são o jazz e os ritmos da música brasileira. Ele já gravou como músico de estúdio em vários CDs e, paralelamente à sua carreira, atua como professor de música.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Trompetista Leandro Joaquim é convidado do Jazz na Coisa, sexta-feira (03), às 22h

Enfim as agendas do Pó de Café Quarteto e do trompetista Leandro Joaquim se cruzaram. O encontro acontece na sexta-feira (03), às 22h, no projeto Jazz na Coisa, realizado no espaço cultural A Coisa, que fica na rua Amador Bueno 1300, em Ribeirão Preto, SP. A entrada custa R$ 10. A casa não aceita cartões de crédito.

Leandro Joaquim vive no Rio Janeiro, onde integra as bandas Sobrado 112 e Paraphernalia, além de participar de outros projetos. Seu currículo é extenso e começou a ser traçado ainda na sua cidade natal, Ribeirão Preto.

Leandro fez história na cena local com a irreverente banda Dr. Ostrócio. O trompetista saltou dos palcos caseiros para acompanhar grandes nomes como Marcos Valle, Cidade Negra, Hermeto Pascoal, Elba Ramalho, entre outros.

Pela primeira vez, o músico participa do projeto Jazz na Coisa. Junto do Pó de Café Quarteto - formado por Bruno Barbosa (baixo), Leandro Cunha (piano), Duda Lazarini (bateria) e Marcelo Toledo (sax), Leandro Joaquim vai explorar um repertório repleto de temas criados e executados por grandes trompetistas do jazz, como Dizzy Gillespie e Freddie Hubbard. Música brasileira também não vai faltar.

A noite ainda conta com a discotecagem do DJ Rodrigo Kcond, que comanda as picapes com grooves do jazz, blues, soul e funk. E o Jazz na Coisa terá mais uma vez a colaboração do artista plástico e cartunista Renato Andrade, que é o responsável pela criação do cartaz da 31ª edição do projeto. Mais informações pelo telefone (16) 9205-6356.