sábado, 28 de agosto de 2010

Movimento Pró-Arena realiza o I Pic-nic Cultural de Ribeirão, domingo (29), às 9h

Para tentar resgatar e reutilizar o Teatro de Arena de Ribeirão Preto, um patrimônio histórico da cidade, o Movimento Pró-Arena realiza, neste domingo (29), a partir das 9h, o 1º Pic-nic Cultural de Ribeirão. O encontro será no Teatro, com várias atividades.

Participe pra valer! Leve instrumentos, malabares, pernas de pau, telas para pintar, grafitar, pipoca, canja na garrafa térmica ou o que bem entender. Atenção, às 11h todos darão um abraço no teatro, que fica no Morro do São Bento, s/n.

Clique na imagem para ampliar

Conheça o blog do Movimento Pró-Arena. Lá diz assim: "Assim como o Teatro de Arena está carente de cuidados, nós, artistas, produtores e apreciadores culturais da cidade de Ribeirão Preto, também estamos carentes por não termos onde nos expressar e apreciar a arte genuína de nossa terra! Queremos assistir aos nossos artistas e nos identificar com as causas que os impulsionam. Queremos ser artistas para poder expressar e compartilhar nossos sentimentos e através de nossa arte identificar aqueles que pensam como nós".

Deu no Facebook do Henrique Bartsch


Rara foto de Ritz com a maldita, que vai estar presente no Tributo a Johnny Oliveira no Teatro de Arena de Ribeirão Preto, dia 31 de agosto, terça-feira. E a volta aos palcos do baixo Regulus de Arnaldo Baptista, depois de décadas. Ajudem a divulgar.

Leia mais sobre o show

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alessandra Freire encantou a Semana de Design da Immaginare, ontem (26) à noite

Fotos: Divulgação

A cantora Alessandra Freire interpretou músicas do seu mais recente trabalho, o CD Três, além de sucessos da MPB, no pocket show promovido ontem (26) à noite, durante Semana de Design da Immaginare – Escola de Arte e Criatividade de Ribeirão Preto.

Evandro Navarro assina produção musical do CD

O CD Três é fruto do encontro de Alessandra com o compositor Evandro Navarro e o músico Robson Ribeiro. A união dos três talentos, que resultou em um trabalho de muito bom gosto, teve a identidade visual desenvolvida pelo designer Rodrigo Gianello, diretor da Immaginare.

Rodrigo Gianello criou a identidade visual do álbum de Alessandra

O novo CD, que está nas lojas desde julho, possui 12 faixas com estilos que passeiam pelo samba, bossa-nova, blues e jazz. O trabalho tem produção executiva de Evandro Grili e foi gravado e masterizado no Estúdio Nova Digital, de Ribeirão Preto. Os arranjos de violão são de Robson Ribeiro.

Robson Ribeiro fez os arranjos e acompanha a cantor nos shows

Na música Aguaceiro, o arranjo e direção de estúdio são de Carlito Rodrigues. Na música Errei, os arranjos são da banda Vinil. Em As razões do amor, participam Luciano Duarte (guitarras) e Robson Fonseca (violoncelo). Na cançao Qual explicação?, os arranjos são assinados por Murilo Barbosa. O CD conta ainda com a participação do grupo Sambô.

Grupo Conversa de Botequim canta Cartola, domingo (29), no Aperitivo do Sesc Ribeirão

Formado por Gustavo Rodrigues (pandeiro e voz), Eloy Brito (bandolim) e Cléber Rangel (violão), o grupo Conversa de Botequim, de São Carlos, SP, faz uma homenagem a Cartola, importante músico e compositor brasileiro, autor de sucessos como As rosas não falam e O mundo é um moinho. A apresentação será neste domingão (29), das 11h30 às 13h30, no Sesc Ribeirão.


O grupo tem como propósito a valorização da música brasileira, com foco principal no samba e no choro. Formado em outubro de 2007, seus integrantes trazem na bagagem as diversas experiências de outros grupos de samba e choro. Nas apresentações, o grupo destaca a importância dos compositores, dos estilos e também mostra um pouco da história destes mestres da nossa música.

O repertório conta com músicas de Noel Rosa, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Cartola, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Geraldo Pereira, Wilson Batista, Chico Buarque, João Nogueira, D.Ivone Lara, Paulinho da Viola, Moacyr Luz, Wilson das Neves, Teresa Cristina, entre outros.

Músicos homenageiam cantor e baixista Johnny Oliveira, dia 31, no Teatro de Arena

O cantor e baixista Johnny Oliveira será homenageado dia 31 de agosto, a partir das 20h, no Teatro de Arena de Ribeirão Preto. O músico, que morreu em julho, aos 60 anos, integrou o Grupo Nós, que participará do tributo. A homenagem também contará com a presença de vários músicos e artistas da cidade. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Descendente de uma banda chamada Grupo 17, nas décadas de 60 e 70, com a prioridade de manter um trabalho com músicas próprias, o grupo, conhecido pela realização de bailes em diversas regiões, lançou seu primeiro disco em 1980 com o nome de Rasante. Em 1983 chegava ao segundo álbum, chamado Onde está meu Rock.

Logo após este disco, o grupo engajou-se de vez no emergente rock nacional. Passou a se apresentar em vários programas de televisão, gravou diversos outros discos e sem nunca ter interrompido os trabalhos durante estes 28 anos, o grupo mantém sua rotina de shows.

Com várias formações ao longo dos anos, sempre estiveram presentes Johnny Oliveira e Henrique Bartsch, da formação original, primando pela qualidade artística e musical do grupo.

Homenagem do cantor Bueno

O céu esta em festa... Johnny chegou

Com músico é assim, onde chega tudo se transforma. Por quê??? Ora, porque o músico é um ser humano diferenciado. Porque ele faz música e música é o caminho mais curto para nos levar a Deus. Já dizia Siles, grande músico, grande clarinetista brasileiro, que no céu havia uma fila de milhares de bebês para nascer e Deus sabiamente passava a mão na cabeça de dois ou três e dizia: "Vocês vão ser músicos". Você que está lendo este meu texto de hoje pode confirmar que o velho Siles tinha razão, basta tentar lembrar quantos músicos você conhece.

No último sábado, 17 de julho, por volta de dez da manhã, recebo uma ligação do meu amigo, músico e parceiro Doni Max dando conta do falecimento de Johnny Oliveira. Na hora, pensei. "O céu está em festa." Johnny vai se juntar a grandes músicos. Era baixista e fundador do Grupo Nós, a banda mais importante que nossa cidade já teve e tem - ela continua, seu filho Rafael assume o posto do pai que foi titular por mais de trinta anos.

Johnny era seu nome artístico, mas pra mim será sempre João. Lembro-me de quando eu tinha dezoito anos e ele dezesseis. Tínhamos um conjunto musical e ensaiávamos na rua Castro Alves. João chegava pedalando sua bicicleta, a mesma que usava para fazer cobranças e serviços para uma empresa de contabilidade. Ele desligava do trabalho. Quando parávamos para um intervalo, João passava a mão na guitarra e fazia acordes sem nunca ter tido aula, aprendia só de estar antenado.

Eu procurava lhe ensinar os acordes mais complicados e João mostrava talento anormal, pois sentava-se no banquinho da bateria e arriscava logo um samba. Fazia o mesmo com o teclado, e em pouco tempo estava no nosso conjunto, "Os Tropicais", que mais tarde virou "The Jetsons". Seu batismo musical foi no Circo do Biriba, onde cantamos em dueto Feche os Olhos, música dos Beatles com versão Renato e seus Blue Caps.

Meu amigo Henrique Bartschtinha na época o conjunto Grupo 17, percebendo o talento de João, tratou logo de adquirir seu "passe". Lá foi nosso baixista brilhar com novos amigos. Trocaram o nome da banda: nascia ali o Grupo Nós. O Grupo Nós passa para a historia de nossa cidade por um fato heróico, quando, nos anos 80, descobriram que a Antártica estava vendendo o Teatro Pedro II (então em ruínas) para o Bradesco.

Antonio Calixto, que na época era vereador, lutou como louco junto com o Grupo Nós, Kiko Zambianchi e músicos, compositores e artistas de Ribeirão Preto, criando o movimento Soma. Faziam shows históricos na Esplanada do Pedro II, e conseguiram recolher 30 mil assinaturas. E o Pedrão aí está, para o orgulho de nossa cidade.

João, nossas TV,s no sábado, deram várias notícias: morte de bandido, morte de acidente em trânsito e assuntos diversos. Que pena, João!!! Não deram uma nota de sua partida, talvez nem saibam o quanto você foi importante para nós, amigos, para nossa classe musical, para nossa cidade com seu talento... Mas, é a vida, amigo.

Nós, amigos e músicos, fizemos uma corrente, ligamos e pedimos para que ligassem para todos. O resultado deixou sua família orgulhosa: centenas de fãs foram se despedir de você, demonstrando o quanto era querido. Seu parceiro Henrique não tinha dúvidas de que isso aconteceria.

Ao me aproximar, tirei meu chapéu para você - faço isso para poucos. Você estava sereno, semblante de missão cumprida. Na camisa, um botton dos Beatles, sua banda preferida, e a bandeira do Grupo Nós cobria seu corpo. Cruzando seu peito, a correia que segurava seu pesado baixo - era a que mais gostava. Sua esposa Solange, irmã de Glauco e Pelicano, disse que foi um pedido de seus filhos, disseram que com ela você sustentou a família.

João, caro amigo, até qualquer dia. Aos amigos do Grupo Nós, meu carinho. Para Solange, Daniel, Rafael e Marina, dedico esse meu texto.

Projeto Fuá mostra artes plásticas, circo, dança e música, neste sábado (28), em Ribeirão


O Projeto Fuá presenteia Ribeirão Preto com um show de ritmos, artes plásticas, circo e dança, neste sábado (28), a partir das 20h, no espaço Goa Lounge. O grupo, criado em 2004, é formado por alunos e ex-alunos do Instituto de Artes da Unicamp.

O objetivo do grupo é estudar e divulgar a cultura brasileira, desde a mais tradicional, até as influências contemporâneas urbanas, sempre se baseando nas manifestações populares.

Além de apresentar gêneros musicais como samba, samba-rock, samba-funk, baião, xote, xaxado e rastapé, o Fuá mostra ritmos como maracatu, ijexá (afoxé), frevo, ciranda, congada e intervenções artísticas e circenses, interagindo com quem participa do espetáculo.

O Goa Lounge fica na Rua Marcondes Salgado, 1621. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3234-2316.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sábado (28) tem Coral HC no McDia Feliz. Compre seu ticket antecipado e ajude o GACC


O Coral de Vozes do HC de Ribeirão Preto anima o McDia Feliz 2010, que será realizado sábado, dia 28 de agosto, a partir das 11h, na praça de alimentação do Novo Shopping. A 22ª edição do evento marca um dia de mobilização contra o câncer infantojuvenil em todo o País.

Toda a renda obtida com a venda dos sanduíches Big Mac neste dia, comercializados isoladamente ou na McOferta (exceto alguns impostos), será revertida para 58 instituições de todo o Brasil que atuam para aumentar os índices de cura da doença.

Em Ribeirão Preto e Sertãozinho, a arrecadação será destinada aos projetos do GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer) de assistência integral à criança e ao adolescente com câncer, ao programa de apoio nutricional, psicológico, odontológico e fisioterápico e também à construção da sala de convivência e reforma de infraestrutura.

Central de Quimioterapia do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de RP

Para ajudar ainda mais a instituição, até sexta-feira (27), compre o ticket antecipado, no valor de R$ 8,50 (referente a um sanduíche Big Mac), que já está sendo vendido pelos colaboradores do GACC. Informe-se pelos telefones (16) 3602-3508 (GACC) e (16) 3620-0125 (com a coordenadora Marina).

A compra antecipada do ticket garante às crianças e adolescentes do GACC o repasse integral do valor do Big Mac, sem a incidência de impostos. Já para as compras realizadas diretamente nas lojas do McDonalds, no dia 28 de agosto, o valor do repasse sofre o desconto de alguns impostos.

Voluntárias trabalham com carinho pelas crianças e jovens do GACC

O GACC é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundada em 1987 com o objetivo de facilitar à criança com câncer a se adaptar ao tratamento e efetivá-la com o menor prejuízo possível para o desenvolvimento bio-psiquico-social.

Para tanto, desenvolve atividades e presta assistências hospitalares, ambulatoriais, físicas, psicossociais, econômicas, ambientais e nutricionais adequada às crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos, bem como auxilia as famílias das crianças a conviverem com a doença e o tratamento.

Além do Coral, ocorrerão diversas atrações ao longo do dia como pintura facial e distribuição de balões para as crianças. A venda de produtos promocionais também compõe a arrecadação da campanha, como as camisetas preparadas pelo GACC de Ribeirão Preto. As vendas serão realizadas das 10h às 18h.

Banda Cambaio apresenta clássicos do samba rock, dia 26, às 21h, no Sesc Ribeirão

A Banda Cambaio apresenta clássicos do samba rock, nesta quinta-feira (26), a partir das 21h, no Sesc Ribeirão. O grupo mostrará composições próprias fará uma releitura de canções em homenagem a Jorge Ben Jor, Bebeto e Tim Maia.
Foto: Erick Tedesco

A banda é formada porVinicius Maganha, na voz e guitarra, com o groove de Daniel Previato, no baixo, o brilho dos metais do saxofonista Rodrigo Ito e do trompetista Tony Gonçalves e da batucada pesada de Renato Foca, Julio Polêmico e Fabio Nê.

A banda de Araraquara, SP, começou a tocar em festas universitárias, em repúblicas estudantis. O interesse do público aumentou e o Cambaio passou a ser presença constante nos grandes eventos universitários, chegando a tocar para mais de quatro mil pessoas em Franca (InterUnesp de 2007).

Com esse crescimento o Cambaio não demorou para se profissionalizar e passou a tocar em vários eventos, como abertura do show do Jair Rodrigues (aniversário de Araraquara de 2007), eventos nas unidades do Sesc, bares e casas de Show de Ribeirão Preto, Jaboticabal, Piracicaba, Descalvado, Leme, Pirassununga, entre outras.

Hoje, a anda tem em seu currículo vários prêmios e participação em Festivais como os de Ilha Solteira, Ilha Comprida, Jaboticabal, Ribeirão Preto, Araraquara e Pirassununga. Além do Samba-rock a banda conta com influências de Samba-funk, Bossa Nova, Samba Raíz, Samba Paulista e tudo que a música brasileira e latina em geral têm de melhor.

Os ingressos para o show de quinta-feira custam R$ 10 (inteira), R$ 5 (usuário matriculado no SESC e dependentes, + 60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-4477.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ney Matogrosso leva o show Beijo Bandido ao palco do Theatro Pedro II, dia 26, às 21h


Depois do álbum e do show Inclassificáveis, aclamado pelo público e pela crítica especializada, o cantor Ney Matogrosso apresenta o novo trabalho, Beijo Bandido, que será apresentado no palco do Theatro Pedro II, quarta-feira (25), às 21h.

Com direção musical e arranjos de Leandro Braga, Beijo Bandido mergulha em uma atmosfera de recital, quase camerística e de certa forma um contraponto a sonoridade roqueira do projeto anterior.

O título, inspirado na letra de Invento, de Vitor Ramil, dá o tom das intenções de Ney ao realizar um projeto no qual a criteriosa seleção de repertório é sublinhada por sua reconhecida excelência vocal como intérprete.

Ney Matogrosso, aos 68 anos, explica que seu novo álbum é uma experiência mais íntima do que seu trabalho anterior, o quase roqueiro Inclassificáveis. “Inicialmente achei que seria um disco de músicas românticas. Depois de pronto, me dei conta de que se trata de um álbum pop de canções brasileiras”, conta Ney.

A seleção de faixas é variada em estilos e mesmo épocas, e vai de “Doce de coco”, de Jacob do Bandolim e Hermílio Bello de Carvalho, a “Nada por mim”, de Paula Toller e Herbert Vianna, passando por Cazuza e Bebel Gilberto, Roberto e Erasmo, e Edu Lobo e Chico Buarque.

Os ingressos para o show desta quarta-feira custam R$ 160 (Plateia e Frisa), R$ 140 (Balcão Nobre), R$ 100 (Balcão Simples) e R$ 60 (Galerias). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3977-8111.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Projeto Cultura em Canto leva música coral ao Teatro Municipal, dia 25, a partir das 20h

Coro Cênico Bossa Nossa é uma das atrações do encontro de corais

Os corais Adevirp, Coro Cênico Bossa Nossa, Aquarela do Sindicato dos Servidores Municipais, Lótus (BSGI) de Ribeirão Preto, Aorp e Minaz Juvenil se apresentam nesta quarta-feira, dia 25, às 20h, no Teatro Municipal, no Alto do Morro do São Bento, s/nº. A apresentação gratuita faz parte do projeto Cultura em Canto.

O projeto nasceu há quatro anos com foco para os corais que praticam diversos estilos, permitindo a reunião entre profissionais de diversas áreas que praticam esse tipo de canto. É uma oportunidade para diversas instituições, como escolas de música, colégios e empresas, que representam sucessos por meio de suas canções.

domingo, 22 de agosto de 2010

Violonista Paulo Martelli se apresenta terça-feira (24), às 20h30, no Teatro Minaz


O idealizador e curador da série Movimento Violão, Paulo Martelli, se apresenta na terça-feira (24), a partir das 20h30, no Teatro Minaz, em Ribeirão Preto, SP. Considerado um dos melhores violonistas de sua geração, Paulo é um músico eclético premiado internacionalmente e diplomado nas melhores escolas de música dos Estados Unidos

Martelli, que estudou na Juilliard School e na Manhattan School of Music, já realizou concertos em importantes salas internacionais, como Weill Recital Hall-Carnegie Hall e Alice Tully Hall (Nova Iorque). O músico recebeu prêmios como o Segóvia, o Artists Internacional Competition e por várias vezes o Jovens Concertistas Brasileiros.

Em 1994, lançou seu primeiro CD pelo selo canadense GRI Music. A obra foi muito bem recebida pela crítica internacional, em particular pelas revistas especializadas Guitar Player, Gendai Magazine of Japan e Guitar Solo Publications. O segundo CD foi gravado em 2000 pelo selo americano The Woodhouse. O CD Roots é dedicado ao repertório sul-americano. O trabalho foi reeditado pelo selo americano Chaos Theory Music em 2007.

O Movimento Violão é um projeto que acontece consecutivamente nas Unidades do SESC em São Paulo, no Teatro Minaz em Ribeirão Preto e no Teatro Municipal de Araraquara. Os músicos levam o melhor do violão erudito ao público, em apresentações mensais gratuitas. Atualmente considerada por unanimidade como a mais importante série de violão do País.

Martelli um dos únicos virtuosos no violão de 11 cordas na atualidade. No concerto do dia 24, o violonista mostrará suas habilidades com os violões de 11 e de 6 cordas. O teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas, 273 - bairro Jardim Paulista.